quinta-feira, 28 de julho de 2011

Leitores realizam Pré-Jornadinha

Os leitores estão lendo as obras indicadas para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura.
A Professora  Simone Damini e os seus alunos começaram o trabalho de Pré-Jornadinha conhecendo as obras da autora Lenice Gomes. A obra Mafuá dos magafamágicos editado pela Paulinas fez sucesso com os pequenos.

Trabalho produzido pelo aluno Pedro  Arthur.
A turma leu o livro e conversou sobre as ilustrações. Posteriormente elaboraram adivinhas e produziram desenhos sobre a obra. Os desenhos estão em uma na exposição na escola.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Telma Guimarães

Telma Guimarães Castro Andrade é formada pela Universidade Estadual de São Paulo em Letras Vernáculas e Inglês. Foi professora por 16 anos na rede estadual de ensino, na cidade de Campinas. Desde 1995, dedica-se a escrever. Publicou mais de 150 títulos infantis e juvenis, em português, inglês e espanhol, por várias editoras.
O diário (nem sempre) secreto de Pedro é um relato bem humorado de um garoto de 12 anos, filho único de uma família de classe média bem estruturada. Com perspicácia e ironia, esse “típico adolescente rejeitado” revela suas dúvidas e desejos à medida que narra seu cotidiano na cidade enorme, iluminada e sombria ao mesmo tempo.
Comente nesta postagem como aconteceu a atividade sobre o livro em sua escola.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Como começa?

Será que o mundo começou num dia 1º de janeiro? E o mar começa ou acaba na areia?
Instigando a curiosidade e a reflexão, os versos do livro de Silvana Tavano propõem indagações simples, porém repletas de mistério, como as questões que todas as crianças costumam fazer.


Visite o blog da autora: http://diariosdabicicleta.blogspot.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

50 fábulas da China fabulosa

Na China Márcia Schmaltz e Sérgio Capparelli entraram em contato com as fábulas chinesas e passaram a colecioná-las e traduzi-las. O livro traz cinquenta fábulas de diversos períodos históricos e em diversas dinastias chinesas por autores que eram também poetas, mandarins, historiadores – sábios em geral. Muitas fábulas espelham o momento histórico e as preocupações da época na qual se originaram, e várias – tal como as histórias do grego Esopo e do francês La Fontaine – valem-se de figuras de animais para representar e discutir o mundo dos homens.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Daniel Kondo fala sobre “Minhas contas”, na Jornadinha

O autor e ilustrador Daniel Kondo participará pela primeira vez da Jornadinha e o livro escolhido é "Minhas Contas", dos autores  Luiz Antonio (texto) e Daniel Kondo (imagens), publicado em 2008 pela Editora Cosac Naify. Ele nasceu em Passo Fundo (RS), em 1971 e mora atualmente em São Paulo. Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade. Atualmente ilustra a coluna Últimas Palavras do jornal O Estado de S.Paulo e é diretor de arte de publicações do grupo Le Monde Diplomatique Brasil. Em 2009 participou da FLIPzona para apresentar seu trabalho sobre tecnologias digitais na produção do livro Surfando na Marquise (Editora Cosac Naify). Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria ilustração com os livros Minhas Contas e Surfando na Marquise.

Kondo acredita que para garantir o interesse dos pequenos pela leitura é preciso trabalhar com narrativas que provoquem questionamentos, visuais ou de conteúdo. Também acha que é importante levar os clássicos da literatura infantil para as crianças: “Dependendo da idade devem ser lidos sim. Faz parte da cultura literária o conhecimento das obras clássicas, mas acredito que o maior desafio seja despertar o gosto pela leitura.

O autor está animado com a sua participação na Jornadinha, principalmente porque as crianças já leram seu livro. “Isso faz toda a diferença. Uma turma que tenha lido o livro ou trabalhado o seu conteúdo na escola torna o debate sempre mais enriquecedor, tanto para eles quanto para os autores”.

Com tantas novidades e mídias à disposição das crianças, como levar o interesse da leitura para o livro impresso? Kondo diz que as novas mídias buscam atrair a atenção das crianças com recursos que o livro não tem, como som e imagem em movimento, mas que o exercício de imaginação que o livro proporciona, é incomparável porque busca seus conteúdos internos, como referências visuais e estruturas narrativas. “Hoje em dia, ler um livro e não um dispositivo multimídia, é um desafio. Penso que somente quem seja apaixonado pela literatura é que pode ajudar a despertar esse sentimento nos filhos ou nos alunos.”

Roseana Murray

      Roseana Murray é poetisa e escritora de obras infanto-juvenis. Graduou-se em Literatura e Língua Francesa pela Universidade de Nancy/ Aliança Francesa. Começou a escrever poesia para crianças em 1980.


Poemas e comidinhas
        Depois de saborearem os poemas de Roseana, os leitores poderão divertir-se preparando as receitas de André, todas feitas com um toque de poesia: salada arco-íris, pudim de nuvens, bruxarias de goiaba, sanduíches lunares. As receitas são apropriadas para serem feitas pelas crianças, ou, em alguns casos, com a ajuda de adultos.
Insira um comentário contando como foi o trabalho com o livro Poemas e comidinhas em sua escola.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda (Rio de Janeiro, RJ, 1969) é graduado em História pela Universidade de São Paulo, com mestrado pela mesma universidade, e é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada.
Pesquisador, Rodrigo organizou e coordenou grupo de estudos sobre Shakespeare e o teatro de sua época, e começou a publicar textos de ficção e não-ficção em diversas revistas.  Publicou, entre outros, Os desencantados, Vista do Rio e Imagens fiéis, pela editora Cosac Naify. São de sua autoria também A dinâmica das larvas, Fábulas para o século XXI e o livro de contos Tripé. Em 2008 publicou o romance juvenil O fazedor de velhos, vencedor do prêmio da Biblioteca Nacional, prêmio de Melhor Livro Juvenil da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, do Prêmio Jabuti e também foi incluído no catálogo White Ravens. 
Acesse o site do autor: http://www.rodrigolacerda.com.br/

O fazedor de velhos

Rodrigo Lacerda narra neste livro a passagem de Pedro para a vida adulta. O adolescente descobre que a vida pode não ser tão doce quanto à primeira paixão. Aos vinte anos, arrasta-se pelo curso de História sem nenhum ânimo e muitas dúvidas e traz no currículo de suas conquistas um grande amor não correspondido. É com a ajuda de um professor misterioso que ele busca as respostas para suas confusões existenciais e acaba encontrando na literatura um caminho para solucionar seus problemas.  O Fazedor de velhos nos conta, de maneira terna, bela e generosa, como Pedro resolve esse murundu existencial, que é saber o que fazer com a vida. 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ricardo Azevedo

Escritor e ilustrador, escreveu mais de cem livros para crianças e jovens. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. É bacharel em Comunicação Visual, pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, e Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. É pesquisador na área de cultura popular.
No livro Contos de espanto e alumbramento reúne nove contos populares, nos quais o maravilhoso e a vida concreta se comunicam. Os contos trazem a essência da narrativa oral, mas são descritos com tantas particularidades que permitem o leitor vislumbrar a história e partilhar de temas próximos de sua realidade como paixão, violência, inveja, amor, esperteza e rivalidade. O título conquistou o prêmio FNLIJ – Altamente Recomendável na categoria Reconto em 2005 e foi selecionado no Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2006.
Leia também: http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse08b.htm
Coletar, re-escrever e ilustrar as histórias observando as características do conto. Publique os textos como comentário desta postagem.