sexta-feira, 29 de abril de 2011

As melhores técnicas para seduzir o pequeno leitor

Tania Rösing, coordenadora das jornadas literárias comenta a melhor forma de motivar os pequenos leitores para a leitura: "Apresentar o tema abordado num determinado livro com um certo suspense." Escolher um episódio instigante e relatar o mesmo sem finalizá-lo, estimulando os jovens a querer saber onde podem encontrar tal episódio... espalhar livros e deixá-los para livre escolha dos jovens leitores (seleção pela capa, pelo título, pelas ilustrações, pela construção de hipóteses sobre o seu conteúdo). Não se pode esquecer o poder da mídia na divulgação de obras, através de estratégias de marketing muito potentes.
Temos desenvolvido experiências multimidiais de leitura com resultados excelentes.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

As inscrições estão próximas!

As inscrições para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura começarão dia 2 de maio de 2011.

As inscrições serão realizadas somente pela internet até o preenchimento das vagas, no site www.jornadadeliteratura.upf.br ou www.upf.br/jornada

O professor deve preencher todos os dados obrigatórios; caso contrário, não irá efetuar a sua inscrição e as dos seus alunos. É indispensável o preenchimento do campo CNPJ da escola, número de alunos, CPF dos professores e acompanhantes.

Taxa de Inscrição
      • Escolas municipais e estaduais: R$ 2,00 (dois reais) por pessoa.
      • Escolas particulares: R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa.
Organize sua escola e participe da 6ª Jornadinha Nacional de Literatura.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tudo de bom, desde a abertura. É a Jornadinha!

Créditos: Site Futura

O Gato Galileu será o apresentador oficial da abertura da Jornadinha nos dias 23 e 24 de agosto, a partir das 9 horas. Em seguida estarão no palco os escritores Ziraldo e Maurício de Souza. À tarde haverá conversa com vários escritores (em todas as lonas, em sistema de rodízio: Tânia Zagury, Elisa Lucinda, Roseana Murray, Caio Riter, Lenice Gomes, Regina Rennó, Daniel Kondo e Silvana Tavano.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coisas que os(as) garotos(as) devem saber

Assim como você, a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali cresceram e passaram a ver os gatinhos e gatinhas do bairro do Limoeiro com outros olhos. Mas quando o corpo muda de repente, é supernormal ficar com dúvidas sobre o funcionamento do corpo de garotos e garotas. 
Esses livros vão ajudar vocês a entenderem um monte de coisas que ficam na cabeça, encucando, de vez em quando. Seja no colégio, em casa ou com a família.
Nos livros você vai encontrar informações seguras sobre saúde, beleza, higiene íntima, comportamento e relacionamento para ficar com a autoestima lá em cima e se relacionar legal com a galera.

Após ler a obra:
Deixe aqui sua opinião sobre drogas, sexo sem proteção e sobre a vida desenfreada que muitos levam; tomando como exemplo fatos que possam ter vivido com os amigos ou até na própria família. 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Finalista do Prêmio Nebula


Christopher Kastensmidt (Houston, EUA, 1972) vive no Brasil há dez anos, residindo em Porto Alegre. Cursou engenharia de computação na Rice University, em Houston, Texas. No Brasil, foi sócio-diretor da empresa Southlogic Studios e diretor criativo da Ubisoft. Criou o conceito original e design do jogo infantil Casamento dos Sonhos, o videogame brasileiro mais vendido de todos os tempos.
Kastensmidt é finalista do Prêmio Nebula, o prêmio mais importante da literatura fantástica dos Estados Unidos, na categoria de melhor noveleta, pelo O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara. 
A obra O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara está indicada para as atividades de Pré-Jornadinha.