terça-feira, 29 de março de 2011

Sociedade da Caveira de Cristal - Andrea del Fuego

O mundo vive uma epidemia causada por um vírus desconhecido, o Bola. O vírus já matou muita gente, inclusive o avô de Vítor, um garoto super esperto de treze anos, magricela, com espinhas na cara, que vive alienado do mundo na frente de seu computador. Por causa de Samara, por quem é apaixonado, o jovem descobre um jogo na internet, o Skull, e acaba entrando pra misteriosa Sociedade da Caveira de Cristal. Para avançar no jogo, Vitor tem de deixar o computador ligado, a internet conectada e pegar no sono, pois é em sonho que o jogo continua. Assim, todos os jogadores sonham o mesmo sonho e vivem a mesma aventura. Mas Vítor, Samara e o esperto Jorjão (que é dono de uma lan house) percebem que algo está errado nessa história e que, juntos, poderão salvar o mundo do Bola.
Após ler o livro:
Deixe um comentário sobre a obra
Publique a história que a sua turma escreveu.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Leitura prévia: veja obras e prepare-se

Faltam cinco meses para a Jornadinha. Até lá, dá tempo suficiente para se inteirar sobre as obras dos autores que participarão dos bate-papos com os leitores. Há livros para todos os gostos na seleção indicada pelos escritores. Ao todo, são mais de 50 títulos de 27 autores, divididos de acordo com o nível escolar: 1ª à 4ª série, 5ª à 9ª e ensino médio. A leitura antecipada das obras ajuda a enriquecer os debates, pois possibilita o conhecimento prévio sobre livro e autor. Confira a lista .

segunda-feira, 14 de março de 2011

Produção em larga escala

Fonte: telma.com.br
Telma Guimarães já publicou mais de 150 títulos de livros em pouco mais de 20 anos de carreira. É uma média de aproximadamente sete publicações por ano. Ex-professora da rede estadual e formada em Letras Vernáculas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), a autora passou a se dedicar exclusivamente à literatura a partir de 1995. Sua obra é voltada ao público infantil e juvenil e, com edição de livros também em inglês e espanhol. As primeiras publicações são de 1988: Cara de Pai, O sopão da Bruxaluca e A tarta-luga. A autora tem conversa marcada com leitores no dia 25 de agosto, entre 14h e 16h30, na Lona Amarela da Jornadinha.

quinta-feira, 10 de março de 2011

HQ a quatro mãos: obra de gêmeos



Gabriel Ba e Fábio Moon estão juntos desde o nascimento e até hoje trabalham em parceria. Gêmeos, eles abraçaram a mesma arte: o desenho. Atualmente, eles são dois dos mais premiados quadrinhistas brasileiros, tendo sido os primeiros brasileiros a ganhar o Prêmio Eisner. As charges e tiras da dupla já foram publicadas nos Estados Unidos, Itália e Espanha. Entre os trabalhos dos irmãos está uma adaptação do livro O Alienista, de Machado de Assis, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro didático e paradidático de ensino fundamental e médio. Novamente juntos, os desenhistas vão conversar com leitores dia 26 de agosto, na lona Vermelha do Circo da Cultura. O encontro é direcionado a estudantes do ensino médio. 

sexta-feira, 4 de março de 2011

Prazer em ouvir e contar histórias

Silvana Tavano se define como alguém que sempre gostou de ouvir e contar histórias. Resultado: virou jornalista e escritora. A predileção pela ficção aflorou com a maternidade, e com o nascimento do filho ela descobriu que também gostava de inventar histórias. Muitas delas se transformaram em livros para o público infantil e juvenil (Como começa, O mistério do tempo e O lugar das coisas) e outras são postadas em seu blog, Diários da Bicicleta.  Silvana vai contar algumas histórias frente a frente com o público durante a Jornadinha, em conversas com os leitores nos dias 23 e 24 de agosto, na Lona Vermelha do Circo da Cultura. O evento é destinado a alunos da 1ª à 4ª série.