segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Traço fundo na literatura

Fonte: companhiadaletras.com.br

O ilustrador Daniel Kondo nasceu em Passo Fundo (RS), mas mora atualmente em São Paulo. Na carreira também experimentou mudanças: começou na publicidade e depois mergulhou na literatura. Seus traços estão no livro-imagem Tchibum, concebido pelo ex-nadador Gustavo Borges, no livro Minhas Contas, de Luiz Antonio, e em Surfando na marquise, com texto de Paulo Bloise. Durante a Jornadinha, Kondo vai participar de bate-papo com leitores na Lona Vermelha do Circo da Cultura, em evento destinado a estudantes da 1ª à 4ª série. Os encontros estão marcados para os dias 23 e 24 de agosto, no horário entre 14h e 16h30. 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pernambuco falando para o mundo

Nascida em Japi, no agreste pernambucano, Lenice Gomes escreve e conta histórias para crianças há cerca de 30 anos e tornou-se uma das principais autoras de livros infantis e infanto-juvenis do Brasil. A tradição da contação de histórias vem de berço. O pai sabia histórias de cordel. A mãe e o avô também gostavam de contar alguns “causos”.  Lenice tem ao menos 16 livros publicados, sendo que um deles já vendeu mais de 60 mil exemplares e dois receberam a classificação “altamente recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Nos dias 23 e 24 de agosto a escritora estará presente na Jornadinha para participar de bate-papos na Lona Verde do Circo da Cultura. 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bate-papo com o escritor Caio Riter

Professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira, o gaúcho Caio Riter já recebeu vários prêmios pela sua obra, dedicada especialmente ao público infanto-juvenil. Ao todo, são mais de 20 títulos publicados, sendo o primeiro em 1994: Um palito diferente. Entre seus livros, destacam-se ainda O fusquinha cor de rosa, O rapaz que não era de Liverpool, Meu pai não mora mais aqui, Teiniaguá, a princesa moura encantada e Eduarda na barriga do dragão. No dia 23 e 24 de agosto o escritor vai participar de conversa com leitores, na Lona Verde Circo da Cultura, no horário entre 14 e 16h30. O evento é destinado a alunos da 1ª à 4º série.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dedicação ao público infanto-juvenil

Desde 1980, quando lançou seu primeiro livro (Fardo de Carinho), a carioca Roseana Murray brinda o público com seu trabalho dedicado ao universo infanto-juvenil. Ao todo, já são mais de 50 livros publicados na carreira e muitos prêmios, entre eles, um concedido pea Academia Brasileira de Letras de Melhor Livro Infantil em 2002, pela obra Jardins. A escritora é uma das convidadas da 6ª Jornadinha e vai participar de conversas com os leitores nos dias 23 e 24, na Lona Amarela do Circo da Cultura. 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lista de livros para a Pré-Jornadinha

A relação de obras indicadas para leitura dos autores convidados para a Pré-Jornadinha e Jornight já está disponível no site da Jornadinha. São 18 títulos destinados a alunos da 1ª à 4ª série, 22 para estudantes do 5ª à 9ª, 13 para os do ensino médio e outros 3 para o público do Jornight, atividade destinada a leitores na faixa etária entre 15 e 25 anos. A leitura prévia dos livros ajuda a conhecer melhor os autores e suas obras, o que facilita o desenvolvimento das discussões sobre os temas da Jornada. 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Resgate de contos da cultura popular

Autor de mais de 100 livros para o público infanto-juvenil e pesquisador da cultura popular, o escritor e ilustrador paulista Ricardo Azevedo vai participar de uma conversa com leitores no dia 25 de agosto, a partir das 10h. O bate-papo vai acontecer do Circo da Cultura, e é destinado a alunos da 5ª a 9ª serie. Entre suas obras, algumas já ganharam edições no exterior, como Araújo ama Ophélia (Portugal), A Casa do meu avô (Portugal), Nossa rua tem um problema (México) e Pobre corinthiano careca (Alemanha e Holanda). Leia uma entrevista com o autor sobre o resgate da leitura.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O pai do menino maluquinho

Quem não se lembra do Menino Maluquinho, personagem de história em quadrinhos que virou até filme? Seu criador, o desenhista Ziraldo, é um dos convidados da Jornadinha e vai participar de uma conversa com leitores nos dias 23 e 24. Um dos principais nomes do cartunismo brasileiro, o autor é reconhecido internacionalmente, tendo recebido o prêmio Iberoamericano de Humor Gráfico Quevedos, na Espanha. Ziraldo também é o responsável pela primeira história em quadrinhos em cores produzida totalmente no Brasil: A Turma do Pererê.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Poesia também é coisa para criança

Conhecida pelo seu trabalho como atriz e também poetisa, Elisa Lucinda mostra durante a Jornadinha uma outra faceta: a de escritora de livros para crianças. Ela é autora de pelo menos três livros-charada: O órfão famoso; Lili, a rainha das escolhas; e O menino inesperado. Escritos em forma de poesia, os publicações trazem histórias cujos versos levam o pequeno leitor a desvendar uma adivinhação. Elisa Lucinda vai participar de bate-papos com o público nos dias 23 e 24 de agosto, na lona Azul da Jornadinha.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bate-papo com Maurício de Sousa

Criador da famosa Turma da Mônica, o desenhista Maurício de Sousa é um dos autores com presença confirmada na 6ª Jornadinha. Ele vai participar de bate-papos com leitores nos dias 23 e 24 de agosto. Nascido em Santa Isabel, em São Paulo, Maurício passou a infância na cidade vizinha de Mogi das Cruzes, onde fez suas primeiras ilustrações para jornais. Depois, foi para São Paulo, em busca de maior visibilidade para seu trabalho como cartunista. Inicialmente, porém, conseguiu emprego de repórter policial, profissão que exerceu por cinco anos, no jornal Folha da Manhã. Criou uma série de tiras em quadrinhos, Bidu e Franjinha, e ofereceu para os redatores do periódico. Assim, iniciou sua carreira como cartunista na capital paulista, no final da década de 1950. Depois, surgiriam personagens como Mônica, Cascão, Cebolinha, Chico Bento e muitos outros.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Show mistura música e literatura

Um show musical que mistura poesia, música e teatro será uma das atrações da 6ª Jornadinha, com o músico Cid Campos. Autor do CD Crianças crionças, ele transporta para o universo infantil, em forma de canções, a obra de poetas como Edward Lear, Lewis Carroll, Augusto e Haroldo de Campos e Paulo Leminski.