quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Duas autoras na lona da Jornadinha

Foto: Cláudio Tavares


Levantando a bandeira anti-bullying, Maria Tereza Maldonado começou sua apresentação na Jornadinha na tarde desta quinta usando dois chocalhos e pedindo palmas ritmadas, para acompanhar a música que começaria a cantar. A autora de "Bullying e cyberbullying - o que fazemos com o que fazem conosco?" explicou que, além de livros, compõe canções com mensagens positivas, em prol de uma convivência mais harmônica. Ressaltou a necessidade individual de administrar a raiva e de respeitar os limites alheios. Então, cantou outra música com participalção dos espectadores: o "Baião da boa raiva". Além disso, Recomendou ao público, por fim, cautela no uso da internet, declarando-se a favor de um acordo entre a criança e a família para navegar na internet, evitando a potencial exposição danosa da privacidade.

Em seguida, foi a vez de Telma Guimarães entrar em cena. Contou sobre como começou a produzir cedo seus textos de ficção e sobre o papel da experiência com diários na infância: "os diários me ajudaram no início da minha carreira, quando eu queria escrever". Ressaltou ainda a grande importância da concentração e da leitura para o processo criativo escrito acima da eventual formação acadêmica: "Precisa de faculdade para isso? Não: precisa ser um bom leitor". Assim, sua mensagem principal era a da capacidade de todos de escrever, afinal, como ela mesma disse, "todo mundo tem uma história para contar".

Um comentário:

  1. Senti uma emoção enorme enquanto falava com tantos adolescentes. E se vocês tinham perguntas para fazer, eu também tenho cá as minhas curiosidades... O que gostam de ler? Onde costumam passear com os amigos? O que desperta seu interesse, curiosidade? Ao ler, também se envolvem com os personagens? Torcem para descobrir o final de um livro de suspense? Sentem vontade de escrever? Queria ter conversado mais com vocês, horas e horas. Tenho tanto a aprender e é no meio das crianças e dos jovens que encontro as respostas para os personagens de minhas histórias.
    Se vocês ficam animados com os autores, ficamos com vocês! E saio da Jornadinha com o coração abastecido, recarregado e certa de que, com vocês, o mundo é tão melhor!
    Que muitas outras cidades do país, ainda tão carente de leitores, sigam o exemplo da Jornadinha!
    Telma Guimarães.

    ResponderExcluir